3 de junho de 2011

A dieta de Kate Middleton

Allow blogados(as)! Àqueles que pretendem iniciar uma dieta na segunda-feira, eis a dieta que fez a duquesa de Cambridge, Catherine Middleton, perder cerca de 10cm de cintura!!!

Kate Middleton em 2005 e atualmente, em 2011

A dieta Dukan, criada pelo nutricionista francês Pierre Dukan há 10 anos, é uma versão moderna da dieta da proteína. Essa dieta consiste em quatro fases:
1ª fase – ataque: nessa fase pode comer apenas as proteínas magras: clara de ovo, peito de peru, frango (sem pele), bife, peixe e iogurte desnatado, sem quantidades limites. Os líquidos que podem ser ingeridos são água, café e chá sem açucar e refrigerantes zero, adoçantes artificiais também são permitidos. Além disso, é indicado o consumo de dois litros de líquidos e de uma colher e meia de farelo de aveia por dia. Essa fase dura no máximo 10 dias. 
2ª fase – cruzeiro: esta é a fase de maior emagrecimento, só acaba quando você atinge o peso ideal (que Dukan chama de peso verdadeiro). São introduzidos alguns legumes e verduras na alimentação. Exceto os ricos em carboidratos como os cereais, grãos e tubérculos (milho, arroz, ervilhas e batata) até chegar no peso desejado.
 3ª fase – consolidação: esta fase serve para manter o peso conquistado. Repetindo o cardápio da fase anterior, com a introdução de uma fruta por dia e duas refeições livres por semana . Essa fase dura por 10 dias a cada quilo de peso perdido. Por exemplo, se você perdeu quatro quilos deve manter essa fase por 40 dias.
4ª fase – estabilização: nesta fase nada é proibido, desde que com bom senso, e é necessário repetir a primeira fase uma vez por semana. É indicado ainda o consumo de um litro e meio de água (ou outros líquidos permitidos) e três colheres de farelo de aveia por dia, além de 20 a 30 minutos de exercícios diários.

Promessa

Perda de peso rápida comendo o quanto quiser, baixo consumo de gorduras e não apresenta o efeito sanfona.

Contraindicação

A nutricionista Ana Beatriz Barrella explica que a dieta, por ter redução no consumo de carboidratos e elevado consumo de proteínas, leva a uma elevada produção de corpos cetônicos. Os corpos cetônicos, além de serem responsáveis por um desagradável mau hálito, elevam a amônia que, em excesso, provoca toxidade.
Além disso, Ana explica que esta dieta pode provocar tontura, cansaço e prejudica a memória. Isso acontece por que a principal fonte de energia do cérebro é o carboidrato, sem ele, o cérebro é obrigado a utilizar proteínas e gorduras como fonte de energia, o que implica num processo mais lento e menos eficiente. Com esta manobra o corpo quebra todo o seu ciclo bioquímico de degradação dos alimentos provocando mal estar e desânimo.
A nutricionista também alerta que uma das conseqüências negativas da rápida perda de peso provocada pela dieta das proteínas é o "efeito sanfona". Por ser uma dieta imediatista com rápida perda de peso, o corpo tende a recuperar toda a gordura depois que pessoa abandona a dieta. Além disso, o "efeito sanfona" traz um risco maior à saúde do que se manter sempre num peso estável. É uma agressão muito grande ao organismo.
A dieta também pode causar a perda de massa magra, pois quando se tira o carboidrato da dieta por um período prolongado, a atividade do pâncreas fica reduzida. Este é o órgão que produz a insulina, essencial para aproveitar a energia de alimentos como os carboidratos. Quando esse hormônio fica muito tempo no sangue, ele bloqueia a capacidade do corpo de queimar gorduras. Com isso a perda de peso das pessoas que fazem esta dieta é enganosa: perde-se apenas líquido e massa magra e preserva-se a gordura do corpo.
A falta do consumo de legumes, verduras e frutas, poderá acarretar a deficiência de vitaminas e minerais, ocasionando outros prejuízos. Além disso, mesmo a gordura é necessária para absorção de algumas vitaminas. A perda de peso segura ocorre desde que haja uma redução das quantidades de alimentos ingeridos e correção de hábitos errôneos. Para tanto é necessário promover uma reeducação alimentar acompanhada de aumento da atividade física, o que levará o indivíduo a perder gordura e não recupera-la posteriormente. Dietas muito restritivas ou desbalanceadas, não são indicadas, pois subestimam ou superestimam as quantidades de nutrientes, provocando carências e distúrbios nutricionais. Portanto, os carboidratos continuam sendo extremamente importantes para a saúde, manutenção da massa muscular e bem estar das pessoas. É claro que, se consumidos em excesso, podem impedir a perda de peso. No entanto, devemos ficar atentos à quantidade e tipo de carboidratos da dieta ao invés de bani-lo.

Viram que as contraindicações são muitas né?! Acredito que uma reeducação alimentar e intensa atividade física diariamente são mais eficientes quando se pensa em um resultado a longo prazo. By the way, já estou há uma semana sem pisar na academia. Segunda-feira volto com TUDO! Ehehe... BSO :)

Fonte: noticias.uol.com.br

5 comentários:

  1. É um pouco sofrida essa dieta... vou voltar a fazer a dieta que minha ortomolecular passou, não sofre tanto e faz efeito... bjsss, clarisse

    ResponderExcluir
  2. ei gente... eu quero o nome de uma médica ou médico ortomolecular... alguém tem pra me indicar?

    ResponderExcluir
  3. Não é mole não! Ehehe... Mas ela emagreceu bastante né? Até demais, eu acho. Ei Cla, indica tua médica pra Tayná. E vamos malhaaar meninas!!! :) Bsossss

    ResponderExcluir
  4. Amiga, adorei o blog! Tô tentando reverter o quadro de ser a única pessoa do mundo a não saber mexer no facebook e afins e agora vou ficar antenada no mundo virtual. Logo, vou passar sempre por aqui. Beijos. Ah, dica pra futuras matérias: "como ser elegante no meio do mato" ou "como usar salto alto nas ruas de barro do interior" rsss Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Gheisaaaa, q lindoooo!!! Vc por aqui... :)
    Tens q reverter este quadro msm, n tem mais como fugir dessa realidade... Ehehe. Fico suuuper feliz de saber q vc gostou do blog. Quero ver mts comments por aqui hein?! Vou pensar a respeito das tuas sugestões de posts. rsrsrs... Saudades! Bjssss

    ResponderExcluir