EU PELO MUNDO

Bom, muita gente me pediu que eu desse dicas de viagens e lugares por onde andei. Resolvi fazer isso de uma forma menos monótona. Vou escrevendo um pouco da minha experiência, pelos lugares por onde passei, como se fosse um diário. Tudo começou quando eu ainda era bem novinha, entre 8 e 10 anos de idade. Quando soube pelo meu pai, que o Jô Soares, apresentador, falava 6 idiomas, fiquei encantada. rsrsrs. É verdade. A partir daquele dia, fiquei imaginando como seria ler em tantas línguas, escrever e se comunicar. Então aos 16, surgiu a oportunidade do meu primeiro intercâmbio, fui para Michigan - EUA. Sem dúvida, esta experiência foi de grande importância para as próximas que ainda viriam. Durante quase 1 ano, aprendi tantas coisas que talvez nem possa mensurar. Foi um período "montanha-russa", cheio de altos e baixos. Mas o aprendizado ficou para a vida toda. Quando voltei dos EUA, fui para a faculdade, e ao concluir meu curso decidi que ia para o Chile. Dessa vez, queria estudar Espanhol. Passei 6 meses em Santiago, 6 meses maravilhosos, talvez os melhores da minha vida. Então além do Português, já falava Inglês e Espanhol. Ao retornar do Chile, fiz um MBA em Marketing. E concluído o MBA, segui para Roma, Itália. Meu propósito? Aprender Italiano e conhecer aquele país, seu povo e cultura que sempre me fascinaram. Da Itália, parti para outros países, então fiquei 3 meses fascinantes e inesquecíveis no "Velho Mundo". A história que será contada nos próximos capítulos, começa em Roma - A Cidade Eterna.
"Para viajar, basta estar vivo, ter coragem e vontade de desbravar o mundo e você mesmo".

Continuação - ROMA
Gente, fui a Roma na primeira quinzena de junho. Um calooor que vocês não tem idéia. Passava noites sem dormir por causa do calor. Nas 2 primeiras semanas fiquei dividindo um quarto (sem ventilador) com uma amiga uruguaia, que conheci quando fiz intercâmbio nos EUA. Havia 8 anos que nós não nos víamos, foi mt legal revê-la. Conheci alguns amigos italianos dela e inclusive seu namorado, que era super vaidoso, aliás como a maioria dos homens italianos. Eles são muito vaidosos, preocupadíssimos com a aparência, roupas, marcas, etc... Tudo bem, eles são realmente lindos, mas pra mim, quando têm o estilo bem másculo. Não gosto da vaidade exagerada. Muitas vezes não dava pra saber se eram homens meeesmo, ehehe. E esse ponto de vista não era só meu, mts meninas estrangeiras achavam a mesma coisa. Já as mulheres não são tão vaidosas assim, pelo menos em Roma. Mas em geral, elas são muito ligadas a moda e gostam de estar em forma.


Com Margarita Abin

Com os amigos de Margarita no niver dela
Nessas 2 primeiras semanas fiquei bem pertinho da "Università di Roma - Sapienza". Porém longe da minha escola de italiano, que ficava na Piazza Navona, a Scuola Leonardo Da Vinci. No entanto, foi bem bacana porque era uma área universitária, então a noite sempre era agitada, tinha uma galera na piazza, bebendo, conversando, o que é muito comum na Itália. Outro ponto positivo, é que nesta área o custo de vida é mais em conta. :)
Meu café da manhã era geralmente em um bar próximo a escola, o nome era bem típico, Amore. rsrsrs. 
Gente, juro que meu cappuccino com cornetto (croissant) custava menos que 1 euro. Ehehehe... Meu almoço era variado, muuuuitas vezes pizza, algumas vezes um risoto ou insalata, que eu mesma arriscava fazer, e até que ficava bom, kkkkkkkkkkkkk... Ia a restaurantes também, tipo self-service ou quilo, que são bem mais baratos. Os risotos italianos são muito bons, inclusive os semi-prontos. Ehehe. Quando pedia a insalata, quase sempre era a caprese. Adoooorooo! E a pizza, Margherita! Tem tb os antipasti, que são uma espécie de entrada, tira-gosto. Pra mim já era o prato mesmo. Era o melhor de tudo. Porque podia servir o que queria: tomate italiano, tomate seco, melanzane (beringela), funghi, mozzarela di bufala (hummmm) e outros queijos, azeitonas, etc. E por falar em prato, ao se servir de antipasti no self-service em Roma, lembre-se que você paga por cada prato. Se repetir, você paga pelo segundo e assim sucessivamente. Pelo menos nos restaurantes que fui, funcionava assim. É bom ficar alerta.

Il Bar Amore

Mangiando - Com Raisa e José
Cucinando un risotto

Scuola Leonardo da Vinci - Roma

No verão, como disse, faz muito calor, e é preciso hidratar o tempo inteiro, beber bastante água. Não se preocupe! Em Roma, você não precisa gastar seus euros com água. Afinal, existem fontes (fontana) por toda parte. Ehehehe. Eu sempre andava com uma garrafa e ia enchendo cada vez que encontrava uma fonte. Nunca passei mal. Quem me deu essa super dica foi um amigo meu, brasileiro, claro. Vale td pra economizar! Huhauhauahaua... 


Voltando à culinária, sou mt suspeita pra falar, porque amo "la cucina italiana"! Amo pães, pasta, vinhos, pizza, beringela recheada, os sorvetes italianos (gelatti - ma donna mia, tanti gelatti). Quem vai à Itália tem que provar os "gelatti", sono tutti buonissimi!!! 
Bom, nas minhas últimas 3 semanas em Roma, fiquei num quarto alugado por freiras, isso msm gente! Tive que mudar pq minha amiga uruguaia foi pra outra cidade, a trabalho. Imagina achar um quarto em Roma no mês de julho, quando a cidade está bombando, cheia de turistas?! Graças à Deus e ao meu professor de italiano, Guido Odenino, tinha o no. do tel de uma freira. Então liguei pra ela neste momento de urgência,  e ela conseguiu um quarto pra mim. Maravilhoso! Todo arrumadinho, bem limpinho, mais ventilado e com um banheiro só pra mim. :) Ficava bem próximo ao Museu do Vaticano, que aliás é um dos lugares mais interessantes para se visitar em Roma. Um detalhe dessa nova moradia é que eu tinha hora pra voltar pra casa, imaginem? Tinha que voltar até às 23hs. Ehehehe... Mas eu dei um jeitinho e conseguia abrir o portão sem ter que perturbar as freiras. Ah, elas eram brasileiras. Então conversava muito com elas, ficamos amigas e depois elas nem se preocupavam mais com esse negócio de horário. À noite, gostava de ir ao Campo dei Fiori, onde tem mts restaurantes, barzinhos, assim como em Trastevere, ali há uma piazza onde fica a Basílica de Santa Maria, uma das mais antigas de Roma, e muitos se reúnem para beber, conversar e assistir aos artistas locais. É pura agitação. Mas outro lugar que eu super aconselho é a Isola Tiberina, à noite tem sempre algo cultural, um filme, por exemplo, restaurantes maravilhosos, gente bonita e a paisagem é fantástica, pois fica bem  no centro do Rio Tiber.
Basílica de Santa Maria

A varandinha do meu quarto

O Trio - Notte Romana

Isola Tiberina

Se vc estiver afim de gastar, Roma é uma tentação! Existe uma via chamada Via del Corso e lá meu bem, tem tds as lojas de grifes internacionais que você imaginar. É uma loucura! Pra mim, esta rua de Roma, juntamente com suas transversais, são um dos melhores lugares da Europa para se fazer compras, porque fica tudo bem concentrado. Se você for durante o verão, início de julho, tem promoção. Melhor ainda ne?! Mas esteja disposto a enfrentar a multidão e o caos que fica a cidade. Roma em si já é caótica, mas durante o verão... o negócio pega! Os romanos que já são esquentados de natureza, podem ficar mais ainda, então não se espante se vc não for muito bem tratado (a) numa loja e/ou restaurante. 
A verdade é que Roma é realmente um museu a céu aberto. A cidade transpira história por onde você passa. Me perdi tantas vezes entre aquelas ruelas da cidade e quanto mais você se perde, mais descobertas você faz. Então meu conselho para conhecer Roma é: perca-se. Você se surpreenderá com fontes, ruínas, palácios, igrejas e tantas outras surpresas que só Roma pode lhe proporcionar.      

Ruínas no centro de Roma

Fontana di Trevi - Troppo Bella!

Palazzo Venezia


Continuação - MILANO     

Quando estava em Roma, decidi que iria passar ao menos uma semana na Scuola Leonardo da Vinci de Milão. Havia conversado com a Karol, que mora em Milão, por telefone e por msn, e acabei me empolgando mais pra conhecer Milano. Entretanto, ainda não conhecia a Karol pessoalmente. Procurei o staff da escola e eles conseguiram um ap em Milão, o qual eu dividiria com outras duas estudantes, uma era espanhola, Paula (ficamos no mesmo quarto) e a outra era russa, Lena (quarto single). De cara nos demos super bem. Com a Paula falava mais em espanhol e com a Lena, em inglês. E o italiano?! Eu bem que queria praticar, mas dessa forma tudo fluía melhor e mais rápido. rsrsrs. Logo que cheguei, Lena me levou ao supermercado, mostrou onde ficavam os barzinhos, depois elas me ensinaram o caminho para a escola e o metrô. Estávamos numa área privilegiadíssima da cidade, no bairro Navigli, uma zona boêmia, reduto fervilhante de Milão, de fácil acesso, pois ia andando pra tudo que era lado, e quando precisava ir mais distante tinha uma estação de metrô bem próxima, assim como, parada de ônibus. Este bairro possui inúmeros restaurantes, bares e sorveterias. Durante esta semana que passei em Milão ia quase todos os dias, aliás, acho que todos os dias, num bar e/ou restaurante para experimentar os aperitivi, os aperitivi são "o melhor" de Milão. Funciona assim, é uma espécie de happy hour, o qual você paga uma média de 10 euros e tem direito a uma bebida e mais self-service de vários tira-gostos, mas gente, não é qualquer tira-gosto, geralmente esses buffets são maravilhosos, com uma variedade enooorme de delícias italianas e você pode repetir à vontade. Adorava isso! Não só pela comida, huahauhua, mas também pelo ambiente e pelas pessoas que frequentam esses locais, é sempre bem animado. Bom, mas nem só de idas aos aperitivi se resumiram meus dias em Milão, ehehe. Ia à escola pela manhã e à tarde aproveitava para conhecer os pontos turísticos e apreciar as milhões de lojas de grifes italianas. Ah, falando em escola, devo confessar que a Scuola di Milano era bem melhor que a de Roma, talvez por ser menor, só sei que era bem mais organizada, o staff era mais simpático e as instalações eram melhores. Certo dia, durante esta semana, eu e Karol marcamos para almoçarmos juntas e assim nos conhecermos, ela é filha de uma amiga de meus pais, Dona Fátima, e é casada com um italiano, Stefano. Quando a vi, tive a impressão que já a conhecia de vista, e talvez conhecesse mesmo (de Cast City), mas não lembrava muito bem dela. Só sei que nos demos super bem. :) Depois desse dia, conheci a casa deles, almoçamos juntas várias vezes, nooossa, e os quitutes da Karol?! Uma coisa a parte. Hummm, adorava os pratos dela, quando voltei pro Brasil senti até falta. Principalmente da insalata. Ehehe. Também fizemos muuuitas compras juntas (aliás depois que conheci a Karol comecei a abrir a carteira... huahuahuhua). A verdade é que até então não tinha tido uma cia feminina brasileira, que faz toda a diferença nessas horas, não é meninas?! Tomamos alguns gelatti. Só alguns! kkkkkkkkkkkkkkk... Ma come era bella la vita in Italia! :) Na escola também fiz algumas amizades, Sara e Raul foram meus companheiros de balada, ambos espanhóis e muito gente fina. Uma das baladas que fomos foi a Old Fashion Café, que possui uma área enorme, com vários ambientes, música de qualidade, gente bonita e bem vestida. Na Old Fashion Café tinha até aperitivi... rsrsrs... Adoooooro! Na próxima ida a Milão quero conhecer a Just Cavalli, que também é badaladíssima, pertence ao famoso estilista italiano, Roberto Cavalli. Dessa vez, não tive tempo. O bom de viajar  sozinho(a) é que você fica mais aberto pra conhecer pessoas e não tem nada mais incrível que isso. Cada pessoa que você conhece tem algo novo a oferecer. Depois de Milão, parti para a Toscana, Cinque Terre, Verona e Veneza. Uma viagem sensacional que fiz com Claudia, uma alemã, filha de pais italianos que eu conheci na escola de Roma. Um dia antes dessa viagem, pedi a Karol pra deixar minhas malas na casa dela enquanto viajava, ela prontamente permitiu e ainda foi comigo buscar as malas, o detalhe é que o marido dela e ela ficaram no carro esperando eu fazer as malas, nunca fiz uma mala tão rápido, acho que em no máximo 10 ou 15 minutos decidi o que ia levar e o que ficaria em Milão. Uma loucura! Outro fato curioso dessa mesma noite, é que tinha recebido um email de Claudia, no qual ela dizia que eu deveria ligar pra ela para confirmar minha ida a Siena no dia seguinte. Fui em busca de um telefone nesses estabelecimentos que são comuns na Europa, só que já era tarde da noite e o único que encontrei aberto não estava mais permitindo fazer ligações. Daí o dono do lugar, um rapaz marroquino, muito simpático, que até tentou arriscar um espanhol comigo, me emprestou o celular dele. (Acho que ele percebeu a minha cara de desespero em não saber o que fazer naquele momento para me comunicar com ela). Então falei com Claudia bem rápido, confirmei minha ida a Siena na manhã seguinte e agradeci muito a ele. Incrível como em vários momentos difíceis e de imprevistos, sempre aparecia alguém pra ajudar, iluminar meu caminho. Sentia a presença de Deus o tempo inteiro através dessas pessoas. Eu não estava sozinha. Na próxima página falarei sobre a viagem sem nenhum planejamento que eu e Claudia fizemos pela Itália. Uma grande aventura! :) 

DUOMO

EU E PAULA

GALERIA VITTORIO EMANUELE

CASTELLO SFORZESCO - NO CENTRO DE MILÃO

THOMAS, RAUL, EU (MAIS PRETA Q NUNCA) E SARA

OLD FASHION CAFE - APERITIVI

OLD FASHION CAFE - BAR

Gente, confesso que dei muita mancada! Quase não tenho fotos em Milão. As poucas fotos que tirei não ficaram muito boas. Mas fazer o q?! Nem tudo pode ser tão perfeito!

16 comentários:

  1. égua Brendoca, dessa história ai do começo ainda n sabia... mas é realmente mt bom ver suas experiências, qria ter a coragem e oportunidade q vc teve... hihihihi :)bjocaas

    ResponderExcluir
  2. Ehehehe... Pois é, vou contar um pouquinho das minhas aventuras por aí. Espero que vocês gostem. Bsitosss.

    ResponderExcluir
  3. ai ai...tenho sonhado com Roma faz um tempinho...engracado q nunk tinha pensado mto a respeito..axo q eh pq eu comecei a ver os programas do Jamie Oliver - Great Escapes - è d+...parece q captura bem a alma italiana, a comida...c vai gostar, è bem autentico...
    mas calma que Franca tah na frente..ehhehe
    un jour..un jour..

    ResponderExcluir
  4. Não me apaixonei à primeira vista por Roma, mas com o tempo fui começando a apreciar a peculiaridade da cidade. Não existe nada parecido com Roma. É muito única. É um lugar que quero voltar, com certeza. Mas em outra estação, nem no verão nem no inverno. Não gosto dos extremos. Em que canal passa esse programa Ka?

    ResponderExcluir
  5. Aiiii, eu fiquei com áagua na boca!!! heheheh... beijoss!!!

    ResponderExcluir
  6. Quanta experiencia em Brenda e ainda tao novinha!
    Estou adorando a sua viagem com muitas novidades.
    Quando estive em Roma foi no inverno...pense num frio!!Cada estacao uma experiencia diferente!Mas coisa boa eh viajar, nao eh mesmo!!!

    ResponderExcluir
  7. Q bom q vc está gostando. Tks! :) Não tem coisa melhor q viajar! É bom demais! Estive em Roma só no verão, mas já tinha ouvido falar q no inverno é beeem frio msm. Na próxima x, vou preferir ir na primavera ou outono. Ehehe. Dependendo da estação q vamos, a experiência em certos lugares é bem diferente... Bsitos.

    ResponderExcluir
  8. passa na FOX LIFE..
    outro motivo q comecei tb a me interessar pela Italia eh q to lendo mta coisa de arquitetura..acabei d ler um capitulo sobre arquitetura Romana...eh muuuuuito interessante..queria ver d perto os detalhes..

    ResponderExcluir
  9. Vou procurar saber deste programa na Fox. Tenho q saber o horário q passa aqui. Gracias!
    Sobre a arquitetura, pra quem gosta dos detalhes a Itália é o paraíso... a região da Toscana então... :)
    Bsitosssss

    ResponderExcluir
  10. Vendo essas fotos bateu uma saudade daquela época...

    ResponderExcluir
  11. Ehehehe... É verdade Nay, o tempo passa, e mt rápido! Por isso temos q aproveitar os momentos. Mts viagens ainda virão... Se Deus quiser! :)
    Bsos

    ResponderExcluir
  12. Fiquei fascinada com as fotos e com a sua narração sobre a cidade de Roma. Adorei as dicas !!!

    ResponderExcluir
  13. Obgda pelo comment Anônimo! Também postarei fotos e fatos da temporada em Milão. :)

    ResponderExcluir
  14. pow Brendoca, tem q fz curso de fotografia agora para registrar melhor suas passagens pelo mundo a fora... :)

    ResponderExcluir
  15. É vero Tha! :) Estou pensando seriamente nisso. Ehehe... :***

    ResponderExcluir